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  • Kelly Robis

Dicas para dormir melhor

Atualizado: Jan 13





Você já ouviu falar em Higiene do Sono?

Basicamente são as práticas e os hábitos que ajudam você a melhorar a qualidade de seu sono. Ou seja, tudo aquilo que você faz ao longo do dia, e contribui para você ter uma melhor qualidade do sono, evitando certos hábitos que nem percebemos que podem nos prejudicar.

Coloque em prática essas dicas e seja constante nessas ações para que, em um período de tempo, tenha um retorno positivo.

  1. Para começo de conversa é importante que você tenha em mente que seu corpo necessita de rotina. Então, mantenha horário para deitar-se e horário de levantar-se. Inclusive nos finais de semana.

  2. Evite o consumo de bebidas alcoólicas. A maioria das pessoas acreditam que o álcool induz sonolência, mas o efeito é de estimulante, deixando a pessoa em alerta.

  3. Também evite bebidas com cafeína: café, chás e refrigerantes a base de cola são estimulantes. Evite ingeri-los pelo menos 4 horas antes de ir deitar-se.

  4. Só vá para a cama se estiver com sono: o ideal é que você vá para a cama e após 20 minutos já consiga dormir. Se isso não ocorrer, levante-se e vá para um outro ambiente ler um livro, por exemplo. Evite ligar celular ou a TV.

  5. Faça do seu quarto ambiente relaxante. Um quarto escuro, silencioso, com temperatura agradável ajudam a criar um ambiente propício.

  6. Evite tirar sonecas durante o dia.

  7. Prefira o consumo de alimentos mais leves à noite, alimentos pesados podem causar insônia.

  8. Evite a prática de atividades físicas intensas antes de dormir. Se for possível fazer a sua academia a noite, tente fazer atividades mais leves, 3 horas antes de ir para a cama.

  9. Tente dormir pelo menos de 7 a 8 horas de sono. Esse é um hábito que precisa ser colocado em prática o quanto antes.

  10. Prefira sempre a luz natural nos ambientes, preferencialmente no seu quarto.


Tenha hábitos saudáveis!





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